domingo, 6 de junho de 2010

O conceito de hipertexto e a importância no contexto escolar

Hipertexto é o termo que remete a um texto não linear é uma forma de embutirmos varias idéias em um texto que nos remete a um outro texto, que podem ser em forma de palavras, imagens ou sons, que nos leva a um conjunto de informações, cujo acesso se dá através de links, que ocorrem na forma de termos destacados nos próprios textos, pois os mesmos têm a função de interconectar as informações no mundo virtual. Portanto um texto só é considerado hipertexto se for escrito com vários links, onde o leitor possa navegar e construir e reconstruir sua própria teia de informações de acordo com sua necessidade e curiosidade e retornar ao texto principal quando desejar. http://www.youtube.com/watch?v=iphEbL4KS2o Este vídeo no youtube é o conceito de hipertexto para Demi Getschko, engenheiro eletricista e membro do comitê gestor da internet.

O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. (http://PT.WIKPEDIA.ORG/WIKI/HIPERTEXTO)

Até então a idéia de hipertextualidade havia sido manifestada apenas por Vannevar Bush que descreve o ``memex'' num artigo escrito em 1945, antes do surgimento dos primeiros computadores.

Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação.

Outros pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim). Uma enciclopédia é um clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes. (http://PT.WIKPEDIA.ORG/WIKI/HIPERTEXTO) http://www.inventario.ufba.br/04/04phein…

Após muitas leituras e pesquisas pode perceber-se que o termo hipertexto não ocorre apenas no meio digital, mas através de enciclopédias de papel como também na bíblia de forma não linear de leitura.

Independente dos conceitos e controversos, em relação ao hipertexto o importante é que ele nos possibilita uma alta aquisição de conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional, como também pode contribuir no processo ensino aprendizagem de maneira satisfatória no contexto escolar, pois seja, pesquisando na internet ou em enciclopédia, ele pode incentivar não só os alunos quanto aos professores que utilizam o hipertexto para leitura e produção textual e a construção do conhecimento através da descoberta individual e compartilhada.

Alguns site para pesquisas: http://www.letramagna.com/entrevistavera…

http://www.inventario.ufba.br/04/04phein…

Um comentário:

  1. OI!ANAMAR.O EDUCADOR AUTÊNTICO É HUMILDE E CONFIANTE. MOSTRA O QUE SABE E,AO MESMO TEMPO ESTÁ ATENTO AO QUE NÃO SABE,AO NOVO.ASSIM ESTAMOS NÓS COM O CURSO DAS TCS.SEU TEXTO SOBRE HIPERTEXTO ESTÁ MUITO BOM.É UMA ÓTIMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA,TRÁS COMO VANTAGEM PRA A EDUCAÇÃO A CONTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COMPARTILHADO,UM IMPORTANTE RECURSO PARA ORGANIZAR MATERIAL COM DIFERENTES DISCIPLINAS.

    ResponderExcluir