terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CONCEITOS SOBRE CURRÍCULOS

No decorrer do nosso curso sobre TIC na sala de aula adquirimos novas experiências de como ensinar e aprender com o uso das tecnologias. E as mesmas têm mostrado que podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica, isto é, se não for colocada de qualquer maneira, pois sabemos que ao inserir as tecnologias no currículo escolar, precisamos ter consciência da sua utilização adequada e saber aproveitar dos benefícios que ela nos proporciona.
Portanto, adotar a concepição de design educacional como base da prática pedagógica com o uso de tecnologias proporciona a intregação de diferentes mídias ao currículo com foco na aprendizagem do aluno, em sua realidade de vida, interesses e preferências de aprendizagem (CAVELLUCCI e VALENTE, 2004).
Desse modo a concepção integradora entre currículo e tecnologias requer mudanças de postura em sala de aula no ensino aprendizagem. E a escola sendo uma instituição de formação de cidadões precisa se permitir pensar em mudanças que oportunizem a interdisciplinaridade, priorizando uma comunicação multidirecional, afetiva, ativa e flexível na articulação de diferentes mídias na apresentação execurção de atividades propostas aos alunos, permitindo assim um trabalho coletivo e participativo na investigação de soluções para questões desafiadoras que poderão ser colocas em projetos.
Plasticidade, abertura e flexibilidade são caracteristicas intricicas a projetos, cuja proposição inicial representa uma negociação com os sujeitos de aprendizagem que leve em conta seus interesses,intenções e condições para descobrir algo novo, produzir conhecimento ou criar produtos, delinesndo “um percurso possível que pode levar a outros, não imaginados a priori” ( FREIRE e PRADO, 1999, p. 113).
Uma vez que o professor se rende aos recursos tecnológicos, observa-se uma evolução no ensino-aprendizagem. Pois essas mudanças fazem com que os alunos tenham um aprendizado significativo e prazeroso, porque é visível o fascínio dos alunos em aprender, utilizando-se as tecnologias disponíveis no ambiente escolar, integrado a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
Daí a importância de se trabalhar com projetos em sala de aula em torno de uma determinada problemática de interesse dos alunos, integrando-os aos computadores, a sala de informatica, materiais da biblioteca e a televisão, torna-se fundamental para o processo de reconstrução de ensino aprendizagem para a vida.

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