terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Possíveis mudanças e as contribuições das tecnologias.

Vivemos num mundo onde as tecnologias estão cada vez mais dentro da nossa vida, sempre presentes em tudo, por isso nós não podemos virar as costas para este fato, fingir que nada disso está acontecendo e continuar com as mesmas práticas de ensino de sempre.
Pois a maioria de nossos alunos tem internet em casa, quando não tem utilizam lan house ou até mesmo casas de amigos, mas muitas vezes não encontram esses recursos na escola, nas aulas o que para eles deixa de ser um atrativo. Os recursos tecnológicos vieram para modernizarem as práticas de ensino, como também nos possibilitam cada vez mais modificar a nossa forma de ensinar e aprender. Portanto sabemos que não é de qualquer maneira que devemos inserir as tecnologias no contesto escolar, a qualquer preço, mas precisamos ter a consciência da sua utilização adequada e saber aproveitar dos benefícios que ela nos proporciona. Uma vez que o professor se rende aos recursos tecnológicos, observa-se uma evolução no ensino-aprendizagem, pois essas mudanças fazem com que os alunos tenham um aprendizado significativo e prazeroso, porque é visível o fascínio do aluno em aprender utilizando as tecnologias disponíveis no ambiente escolar. Pois as aulas tornam-se muito mais interessantes, pois os alunos interagem com o conhecimento e é esse universo tecnológico que devemos trazer para as unidades escolares e assim tornar mais atrativo nosso ambiente de aprendizagem.
Porém o grande desafio hoje é aprender e adaptarem-se as mudanças para poder utilizar melhor os recursos tecnológicos nas salas de aulas, preocupando-se com a qualidade e a necessidades dos alunos e de toda comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário